domingo, 24 de janeiro de 2010

Jornada Biblíca#2- Atos 2 a 5


Continuando minha leitura de Atos,em Atos 2, chego a Pentecostes, a vinda do Espírito Santo (um dos meus fatos favoritos de Atos) que é descrito de uma forma tão intensa que se você for como eu, que enquanto lê visualiza e cria imagens em sua mente, vai visualizar essa forma sobrenatural :

"2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Mas nos textos e capitulos seguintes o que mais vemos é a oração. De novo ela é o ponto forte e o estabilizar da igreja primitiva, e não é atoa, Deus nos ensina mais uma vez que a oração e a chave que abre portas e transforma tudo (junto com o amor e a fé)

"2: 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."


Outra grande lição é a comunhão, tudo é feito em comunhão em Atos 3 diz:

"1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda."

A partir dai, em muitos acontecimentos há união.E juntos oram por coragem e ousadia no capitulo 4:23-31.

Pensa como seria se você fosse preso diversas vezes por pregar a palavra? Qual seria sua reação? No minimo precisaria ter coragem e confiança. Confiança naquilo que Deus prometeu. No caso, Jesus antes de partir havia dito aos discipulos que eles fariam obras maiores, é o que vemos no capitulo 5 onde é relatado que as pessoas esperavam que Pedro passar para que , sua sombra curasse suas doenças ou seus espíritos.

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Li Atos há alguns meses... tô em Romanos agora (meu livro favorito em toda a Bíblia) e Eclesiastes. Pretendo postar alguma coisa sobre eles também.

Preciso orar mais, sempre tive dificuldades com isso pq sou muito agitada e me distraio facilmente. Mas chega uma hora que a gente TEM que mudar e eu acho que minha hora tá chegando.


Bjos